X

0 Comentários

Artigos

Sobre assédio

Câmera clara 459

Por Luiz Joaquim | 15.06.2015 (segunda-feira)

Um cineasta pernambucano bem sucedido, de convívio próximo, está prestes a rodar um novo longa-metragem. Foi divertido, para quem está de fora da situação (claro), acompanhar há alguns meses o assédio sofrido pelo tal realizador diante de um sem-número de pessoas tanto de dentro quanto de fora do meio cinematográfico interessadas em atuar, ou simplesmente fazer um pontinha figurando no filme. Não era raro ver mães, surgindo do nada e abordando-o para mostrar como seus filhos são fotogênicos e interessados em cinema, ou senhoras que vem elogiar o trabalho do diretor e no final da conversa, já se despedindo, deixam o contato para “qualquer coisa é só me ligar, viu?”. Nenhum problema nisso, sabe o cineasta. É mais um sinal de que as pessoas, mesmo de fora do específico meio, entendem a importância de participar de um novo projeto do celebrado diretor.

Em Curitiba
Milena Evangelista, Coordenadora de Audiovisual da Secult/PE, participou sexta-feira, no 4o Olhar de Cinema, do debate “Política Regional de Fomento Audiovisual”. Falou sobre o exitoso modelo pernambucano. Ao seu lado, Alfredo Manevy, responsável pelo recém-criado Spcine, em São Paulo.

Ceará 2015
O 25o Cine Ceará: Festival Ibero Americano de Cinema inicia nesta quinta-feira e terá cobertura da Folha de Pernambuco e CinemaEscrito pelo 13o ano consecutivo. Nesta edição que já tem sido considerada pela critica com um ponto de inflexão em função da boa seleção de filmes, contará apenas com dois curtas pernambucanos em competição. São o documentários “Avenida Presidente Kennedy”, de Adalberto Oliveira, e o experimental “Virgindade” (foto), de Chico Lacerda. Acompanhe a cobertura da Folha a partir deste sábado.

Inclusão social
Entre 29/08 e 19/09 acontece nas Comunidades Populares de Capão Redondo, Cidade Tiradentes e Heliópolis (SP) o 1o Cine Inclusão. O projeto quer estimular os jovens da periferia a se interessar em fazer cinema. O evento não recebe inscrições, a seleção é feita por curadoria. Os trabalhos podem ser enviados por link para o e-mail cineinclusao@muk.nu ou por correio para Muk Produções: Alameda dos Jurupis, 896; conj 106 A; CEP: 04088-002; São Paulo/SP.

John Waters
De amanhã até o dia 27, a Caixa Cultural Recife abriga a retrospectiva “John Waters: O Papa do Trash”, apresentando todos os seus longas-metragens
Dia 25, acontece debate com os críticos Mario Abbade (RJ) e Carol Almeida (PE) sobre “O Excêntrico Mundo de John Waters”. Os filmes serão exibidos no formato DVD.

Nazamérica
“Cine Holliúdy” (2012), de Halder Gomes, fez tanto sucesso que lhe rendeu o projeto (entre outros) “Nazamérica” no Canal Brasil, no qual o ator Edmilson Filho dá dicas de viagem pelos EUA pela cômica ótica do “cearensês”. Às 18h de hoje tem novo episódio em Las Vegas para descobrir os pontos fortes da cidade para ricos e pobres.

Mais Recentes

Publicidade