X

0 Comentários

Festivais

O Oscar do tigre e do dragão (2001)

“Gladiador” lidera indicações, mas “O Tigre e o Dragão” é forte candidato

Por Luiz Joaquim | 15.02.2018 (quinta-feira)

–Publicado originalmente em 13 de Fevereiro de 2001 no site “Tô na Boa”

A festa do Oscar 2001 será lembrada por O Tigre e O Dragão. Tudo bem que Gladiador recebeu a maior quantidade de indicações (foram 12 – Filme; Direção; Roteiro Original; Ator: Russel Crowel; Ator Coadjuvante: Joaquin Phoenix; Direção de arte; Fotografia; Figurino; Montagem; Trilha Sonora; Som e – ufa! – Efeitos especiais), quase alcançando o histórico recordista Ben-Hur (com 13 indicações); mas o que vai ficar na memória são as 10 indicações do filme de Ang Lee.

Entre a dezena de possibilidades de O Tigre e O Dragão levar as estatuas douradas, duas estão, simultaneamente, na categoria de melhor filme e melhor filme estrangeiro. Alguém pode citar A Vida É Bela, de Benigni, mas o detalhe é que o longa italiano era dublado em inglês. O Tigre… é falado em mandarim. Está sendo projetado com legendas nos EUA. Nunca um filme legendado concorreu ao Oscar de melhor filme. Suas outras chances pairam entre Direção; Direção de arte; Roteiro adaptado; Fotografia. Figurino; Montagem; Trilha Sonora e Melhor canção.

A produção em longa-metragem Patropi vai ficar de fora da 73ª festa da Academia de Arte Cinema. Os que tomaram o lugar de Eu, Tu, Eles na categoria filme estrangeiro (além de O Tigre…) foram: Amores Perros; Divided We Fall; Everybody Famous!; The Taste Of Others. Mas o Brasil vai ter por quem torcer na noite do domingo, 25 de março. É que José Roberto Torero participa, por tabela, da festa. Ele é o co-autor do roteiro de A Soccer Story (Uma Historia de Futebol), dirigido por Paulo Machline. É um documentário fictício, narrado por Antônio Fagundes, sobre a infância de Pelé. É importante considerar que A Soccer Story já levou o Festival Internacional de Nova York, na categoria drama. O filme já foi exibido na programação do Multishow (Net).

Surpresa mesmo foi a modesta produção Chocolate alcançar cinco indicações. Além de brigar Gladiador, O Tigre e O Dragão, Traffic e Erin Brockovich (este com seis indicações)  pelo título de melhor filme, Chocolate está no páreo pelo Roteiro adaptado; Atriz (Juliette Binoche); Atriz Coadjuvante (Judi Dench) e Trilha Sonora.

Falando em Erin Brockovich (Julia Roberts também pode levar o seu), o diretor, Steven Soderbergh, é o outro nome que deve entrar para o caderninho de notas curiosas do Oscar. Soderbergh concorre com ele mesmo na categoria Melhor Filme e Direção. Seu outro trabalho Traffic – que também concorre ao prêmio de Roteiro adaptado, Ator coadjuvante (Benicio Del Toro, forte concorrente, levou o Globo de Ouro) e Montagem, totaliza cinco indicações.

Mr Tom Hanks também está lá. Merecidamente, o ator angariou mais uma chance de levar o Oscar (se vencer, será o terceiro – vira um mito), agora por Náufrago. Boa prova que ele carrega o filme nas costas está no número de indicações (apenas duas) para esse longa: Som e, claro, melhor ator.

Mais Recentes

Publicidade