X

0 Comentários

Festivais

8º Olhar (2019) – abertura

Garoto com postura de gente grande.

Por Luiz Joaquim | 04.06.2019 (terça-feira)

São apenas oito edição, ou melhor, a oitava inicia amanhã (5) na capital do Paraná, mas o Olhar de Cinema: Festival Internacional de Curitiba tem jeitão de gente grande. E não é de agora. O CinemaEscrito.com acompanhou parte desse crescimento e, após quatro anos distante, volta a cobrir essa grande festa que esquenta a fria capital do Sul com muito calor e inteligência cinematográfica.

Na noite de abertura, amanhã (5) à noite, o Olhar já nos presenteia em um encontro com aquele que tem lugar sagrado na cinematografia nacional. Eduardo Coutinho (1933-2014). No caso, teremos a sessão inaugural – no espaço Itaú de Curitiba – do documentário Banquete Coutinho, primeiro longa-metragem de Josafá Veloso.

O doc. trata de uma longa conversa (realizada em janeiro de 2012) entre o diretor de Cabra marcado para morrer pela qual voltamos a cenas de diversos de seus filmes essenciais, nos permitindo rever imagens sob a luz do pensamento vivo de Coutinho. O filme também é provocador quando questiona aspectos que interligam o conjunto da obra  do “velho bruxo”; além de também apresentar alguns de seus raros trabalhos no início da carreira.

 

O Olhar de Cinema, em seus 9 dias de realização, vai oferecer mais de 130 filmes, incluindo títulos do chileno Raúl Ruiz (1941-2011), a quem dedica mostra específica. Confira os filmes em competição desta edição clicando aqui. E acesse o site do festival por aqui.

Acompanhe nossa cobertura a partir desta quinta-feira (6) aqui no CinemaEscrito.com

Mais Recentes

Publicidade