X

0 Comentários

Digital

A filosofia do humor marxista

Irmãos Marx ganham revisão em DVD em um box de luxo da Warner (2004)

Por Luiz Joaquim | 20.05.2021 (quinta-feira)

– texto originalmente publicado na capa do caderno Programa da Folha de Pernambuco em 6 de julho de 2004 (terça-feira).

Em Hannah e suas irmãs (Hannah and Her Sisters, 1986), Woody Allen interpreta um hipocondríaco que, depois de um susto, começa a questionar o sentido de estar vivo já que, mais cedo ou mais tarde, ele vai morrer e tudo deixará de existir. Ao final do filme Allen explica como essa aflição desanuvia de sua cabeça. Numa tarde, caminhando a esmo, ele entra num cinema e se deixa levar pela comédia Diabo a quatro (Duck Soup, 1933), dos Irmãos Marx. O grupo formava um dos mais influentes no quesito humor nonsense dentro da história do cinema. Para quem nunca ouviu falar no trio, tem agora uma boa oportunidade para se iniciar na deliciosa anarquia combinada por Chico, Harpo e Groucho.

A Warner Home Vídeo acaba de lançar o caprichado box Coleção Irmãos Marx com um livreto e cinco DVDs tendo seis filmes, além de uma série de curtas-metragens, documentários e desenhos animados clássicos da Warner. O box não inclui Diabo a quatro mas abre com o filme produzido imediatamente na sequência pelo grupo: Uma noite na ópera (A Night At The Opera, 1935). Os outros são Um dia nas corridas (A Day at The Races, 1937); Os Irmãos Marx no circo (At The Circus, 1939), No tempo da onça (Go West, 1940), A grande loja (The Big Store, 1941) e Uma noite em casablanca (A Night in Casablanca, 1946).

O grupo era inicialmente formado por cinco irmãos. Além de Chico (Leonad), Harpo (Adolph), Groucho (Julius), contava-se com Gummo (Milton) e Zeppo (Herbert). De origem judia e nascidos no Bronx, bairro pobre de Nova Iorque, o grupo ingressou desde muito cedo no show business. Orientados pela mãe, Minnie Palmer, especializaram-se em comédias musicais. O primeiro reconhecimento de abrangência nacional foi com a peça I’ll say she is (1923-25) e já em 1925, Harpo faz seu debut no cinema. Estava no elenco de Too many kisses. Mas até 1929, o palco era o terreno de domínio do grupo. Nessa época, Gummo já não figurava mais entre os comediantes. Desistira da carreira artística.

Entre 1925 e 29, a peça The cocoanuts abreviou o caminho da trupe até a Broadway. Daí para a tela grande foi um pulo. O sucesso da peça acabou por ser adaptada para o cinema (no Brasil, com o título No hotel da fuzarca), assim também como Os galhofeiros (Animal Crackers, 1930). A essa altura, o perfil de cada um dos integrantes já estava determinada: Chico era o malandro simpático de forte sotaque italiano que tocava piano maravilhosamente; Harpo, o mudo gaiato, com espírito infantil sempre interlocutando com a música; Groucho, o impostor volúvel e galanteador infalível, uma espécie de líder do bando, nunca largando seu charuto sob o grosso bigode negro.

O quarto Marx era Zeppo (que também deixaria o grupo em breve), assumindo o papel de galã bem comportado. A combinação dessa trupe formava uma anarquia refinada, com toques de pastelão, que criticava acidamente a superficialidade da vida social. Para quem é fã de Woody Allen ou do Monthy Python, ver os irmãos Marx em ação é como beber na fonte. A essência do humor irreverente dos Marx nunca usufruiu do largo alcance de um Chaplin e outros comediantes da era muda. Também não atingiam grandes cifras nas bilheterias, mas a influência perdura até hoje graças a contemporaneidade contida nas idiossincrasias de seus personagens.

Por mais que os irmãos Marx tenham conseguido boa reputação com a crítica em toda a carreira, as comédias dos anos 1930 serão aquelas pelas quais eles sempre serão lembrados. Naquela década, produziam todos os anos – exceto por 1934. Esse foi um ano de transição. Os três últimos filmes (Monkey business, 1931; Horse feathers, 1932; e Diabo a quatro) feito pelos estúdios da Paramount não foram bem de público e os artistas migraram para a glamourosa Metro-Goldwyn Mayer (MGM). Uma vez lá, suas histórias ganharam um apelo romântico que gerou mais empatia com o grande público.

Entre esses grandes sucessos estão Uma noite na ópera (1935) e Um dias nas corridas (1937) que consta no box da Warner. Depois da Segunda Grande Guerra, mesmo com pouco financiamento para o cinema, ele voltaram a criar histórias desmioladas sem distinção política para critica. Foi assim com Uma noite em casablanca (1946). Quando a produção foi lançada, a Warner quis abrir um processo alegando que o título maculava a famosa obra do estúdio, Casablanca (1942).

Nos anos 1950, cada um dos irmãos atuaram de forma independente no rádio, TV e cinema, sendo Groucho quem mantinha a popularidade. A última aparição do trio reunido foi no telefilme The incredible jewel robbery, em 1959. Mesmo depois da morte de Chico (em 1961) e Harpo (em 1964), Groucho continuo a escrever e aparecer na TV. Em 1974, ele aceitaria um Oscar honorário pelas maravilhas criadas com os irmãos ao longo da carreira. Groucho morreria três anos depois.

Mais Recentes

Publicidade