X

0 Comentários

Reportagens

51° Gramado (2023) – Selecionados

Seis longas brasileiros terão sua estreia mundial em Gramado

Por Yuri Lins | 10.07.2023 (segunda-feira)

– com informações da assessoria do festival. Crédito da foto Edison Vara / Agência Pressphoto. Na foto acima, Laura Cardoso, uma dos homenageadas deste ano com o Troféu Oscarito.

Na última terça-feira (4), foram divulgados os filmes selecionados para a competição da 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado. Após avaliação de mais de mil títulos inscritos, seis longas-metragens brasileiros, cinco documentários, cinco filmes gaúchos e 23 curtas-metragens gaúchos foram escolhidos pelas curadorias e comissões de seleção.

Os seis longas brasileiros terão sua estreia mundial em Gramado, representando a diversidade do audiovisual no país. Essas produções refletem a visão de cineastas de diferentes regiões, como Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste, e abrangem uma variedade de gêneros, incluindo thriller, drama, ficção, biografias e documentários.

As exibições dos filmes ocorrerão presencialmente no Palácio dos Festivais, em Gramado, entre os dias 12 e 18 de agosto. Na noite de 19 de agosto, os vencedores dos prêmios Kikito serão anunciados. Serão entregues um total de 38 Kikitos, juntamente com as homenagens tradicionais, como os Troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Além disso, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), o Festival de Gramado também concederá três Prêmios Novas Façanhas e o Troféu Leonardo Machado. Uma novidade desta edição é a introdução do Troféu Sirmar Antunes, em colaboração com a Assembleia Legislativa.

Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, é o Filme de Abertura –  O cineasta e roteirista pernambucano Kleber Mendonça Filho irá estrear seu quinto longa-metragem, o documentário Retratos Fantasmas, no Brasil, durante a abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado. 

Após o sucesso de seus filmes anteriores, O Som ao Redor, Aquarius e Bacurau, Kleber retorna com seu segundo trabalho documental em longa-metragem, que foi resultado de sete anos de trabalho árduo, pesquisa, filmagens e montagem.

Retratos Fantasmas terá uma única exibição na noite de abertura, em 12 de agosto, como parte da programação do festival, mas fora da competição oficial.

“Retratos Fantasmas” é o segundo documentário de longa-metragem dirigido por Kleber Mendonça Filho.

Troféu Oscarito será entregue a Laura Cardoso e Léa Garcia – Na sua 51ª edição, o Festival de Gramado promove um feito inédito ao conceder o Troféu Oscarito a duas mulheres de importância indiscutível na história do audiovisual brasileiro: as atrizes Laura Cardoso e Léa Garcia. Essa é a primeira vez que essa honraria é entregue a duas personalidades simultaneamente.

Laura Cardoso é uma atriz renomada no Brasil, com uma extensa lista de mais de oitenta trabalhos em telenovelas. Ela recebeu prêmios importantes ao longo de sua carreira, como o Troféu Mário Lago em 2002 e a Ordem do Mérito Cultural em 2006. Com 95 anos de idade e mais de sete décadas de dedicação à profissão, Laura Cardoso é uma figura pioneira na televisão brasileira, tendo estreado em 1952 na extinta TV Tupi. Ao longo dos anos, ela participou de diversas produções marcantes, como Fera Radical, Rainha da Sucata e Mulheres de Areia.

Laura Cardoso receberá o Troféu Oscarito junto com a, também atriz, Léa Garcia.
Angelo Pastorello

Léa Garcia possui um histórico significativo de participação no Festival de Gramado, onde conquistou quatro prêmios Kikito pelos filmes Filhas do Vento, Hoje Tem Ragu e Acalanto. Com uma carreira de mais de 100 produções em cinema, teatro e televisão, a veterana, que completa 90 anos, acumula uma trajetória notável nas artes. Seus feitos incluem uma indicação ao prêmio de Melhor Interpretação Feminina no Festival de Cannes em 1957, por sua atuação no filme Orfeu Negro, que, em 1960, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro representando a França

Laura Cardoso e Léa Garcia se juntam a Alice Braga, que também será homenageada com o Kikito de Cristal, completando assim um trio de talentosas atrizes celebradas no Festival de Gramado.

Léa Garcia possui uma história antiga com Gramado, conquistando quatro Kikitos com Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto.
Murilo Alvesso

Nova série do Prime Video terá premiére mundial em Gramado – O Festival de Gramado marcará um momento histórico ao apresentar, pela primeira vez em sua trajetória, uma série como atração principal. A escolhida é Cangaço Novo, uma produção original da Amazon, que estará disponível no Prime Video em mais de 240 países e territórios a partir de 18 de agosto.

Em uma sessão especial fora de competição, no dia 14 de agosto, segunda-feira, no Palácio dos Festivais, a série será exibida para comemorar esse feito. Cangaço Novo conta com oito episódios e é uma criação de Eduardo Melo e Mariana Bardan, com direção de Aly Muritiba e Fábio Mendonça. O roteiro é assinado por Fernando Garrido. A produção executiva fica por conta da O2 Filmes.

Cangaço Novo conta a história de Ubaldo, interpretado por Allan Souza Lima. O personagem é um bancário infeliz da zona urbana de São Paulo sem nenhuma lembrança de sua infância. Ubaldo descobre, então, que tem uma herança e duas irmãs no sertão cearense. Além de Allan Souza Lima, a série o tem no elenco Alice Carvalho, Hermila Guedes, Thainá Duarte, Ricardo Blat, Marcélia Cartaxo, Adélio Lima, Nivaldo Nascimento, Pedro Wagner, Rodrigo García, Luiz Carlos Vasconcelos, Ênio Cavalcante, Joálisson Cunha e Pedro Lamin.

Cangaço Novo terá sessão especial em Gramado

Curtas-Metragens Brasileiros e homenagens serão divulgadas em evento no Rio de Janeiro – Amanhã (11), a um mês do início do Festival de Cinema de Gramado, será realizado um evento no Rio de Janeiro para divulgar os homenageados com os troféus Eduardo Abelin e Cidade de Gramado, bem como anunciar os Curtas-Metragens Brasileiros selecionados. O encontro reunirá a organização do festival, curadores, entidades, realizadores e imprensa. Será uma ocasião especial para celebrar e compartilhar as novidades do festival com os envolvidos e a mídia.

51º Festival de Cinema de Gramado – Filmes selecionados:

Longas-Metragens Brasileiros (LMB):

ANGELA | São Paulo – 110’00”
Direção: Hugo Prata
Sinopse: Angela conhece Raul e acredita ter encontrado alguém que ama seu espírito livre tanto quanto ela. A atração avassaladora fez o casal largar tudo e viver o sonho de reconstruir suas vidas na praia. A relação declina para o abuso e violência, dando origem a um dos assassinatos mais famosos do Brasil.
Elenco: Isis Valverde, Gabriel Braga Nunes, Alice Carvalho, Emilio Orciollo Netto, Bianca Bin, Carolina Manica, Gustavo Machado e Chris Couto.

MAIS PESADO É O CÉU | Ceará – 98’01”
Direção: Petrus Cariry
Sinopse: Após acolher uma criança abandonada, Teresa conhece Antônio e os dois iniciam uma jornada pelas estradas. O passado em comum, para eles, são as memórias de uma cidade submersa no fundo de uma represa. A vida é sonho, mas o futuro é a incerteza.
Elenco: Matheus Nachtergaele, Ana Luiza Rios, Sílvia Buarque, Danny Barbosa, Marcos Duarte e Buda Lira.

MUSSUM, O FILMIS | Rio de Janeiro – 116’01″
Direção: Silvio Guindane
Sinopse: Mussum, o Filmis narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes muito além do Mussum que o grande público conhece:a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d’Os Trapalhões.
Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias, Késia e Cinnara Leal.

O BARULHO DA NOITE | Tocantins – 97’07”
Direção: Eva Pereira
Sinopse: Maria Luíza (7), terá a infância roubada ao descobrir o segredo que pode acabar com a sua família. A leveza e alegria da criança cederão espaço ao olhar triste e atento pelo qual acompanharemos tudo se desfazer pelo desencontro de sonhos do casal e a chegada anunciada de um intruso.
Elenco: Marcos Palmeira, Emanuelle Araújo, Tonico Pereira, Patrick Sampaio, Alícia Santana, Ana Alice Dias, Wertemberg Nunes e Mercês Campelo.

TIA VIRGÍNIA | Rio de Janeiro – 97’34”
Direção: Fabio Meira
Sinopse: Virgínia nunca se casou e nem teve filhos, foi convencida pelas irmãs a deixar a vida que tinha para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia: o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria , que viajam para celebrar o Natal.
Elenco: Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Antonio Pitanga, Vera Valdez, Daniela Fontan, Amanda Lyra e Iuri Saraiva.

UMA FAMÍLIA FELIZ | Paraná – 115’08”
Direção: José Eduardo Belmonte
Sinopse: Em uma família feliz perfeitamente protegida em um condomínio fechado, uma mãe é duramente acusada de machucar as filhas gêmeas e o bebê recém-nascido. No entanto, a verdade por trás dos muros altos pode revelar uma crueldade inesperada.
Elenco: Grazi Massafera, Reynaldo Gianecchini, Luiza Antunes e Juliana Bim.

Longas-Metragens Documentais (LMD):

ANHANGABAÚ | São Paulo – 75’01”
Direção: Lufe Bollini
Sinopse: Anhangabaú é um documentário sobre as construções simbólicas de uma cidade em disputa. O filme conecta os conflitos pelo território da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da maior ocupação artística da América Latina e do grupo Teatro Oficina, na cidade de São Paulo.
Elenco: Valter Machado, Ara Mirim, Karai Djekupe, Zé Celso Martinez Corrêa, Persie Oliveira e Veronica Valentino.

DA PORTA PRA FORA | Brasília – 74’01”
Direção: Thiago Foresti
Sinopse: Durante a maior pandemia dos últimos tempos, a sociedade aguarda confinada o desenrolar dos eventos sem saber quanto tudo voltará ao normal. Do lado de fora, o aplicativo não para de apitar e três entregadores de apps arriscam suas vidas.
Elenco: Alessandro da Conceição, Keliane Alves e Marcos Nunes.

LUIS FERNANDO VERISSIMO – O FILME | Rio Grande do Sul – 119’40”
Direção: Luzimar Stricher
Sinopse: Nosso cronista maior, econômico em palavras e gestos, de fala e escrita. Não gosta de jogar conversa fora, seu feitio é ficar vendo, ouvindo, prestando atenção para mais tarde devolver tudo em forma de crônicas antológicas. Um humorista que é ao mesmo tempo engraçado e sério, leve e profundo.
Elenco: Luis Fernando Verissimo, Jô Soares, Jorge Furtado, Paulo Caruso, Chico Caruso, Zuenir Ventura, Ziraldo, Santiago, Ruy Carlos Ostermann, Claudia Laitano, Edgar Vásques, Flávio Loureiro Chavez e Goida.

MEMÓRIAS DA CHUVA | Ceará – 76’18”
Direção: Wolney Oliveira
Sinopse: A população de Jaguaribara , cidade do interior cearense, distante 162 km de Fortaleza , é obrigada a abandonar sua cidade para dar lugar a construção do Castanhão, açude que vai fornecer água para Fortaleza . A mudança trouxe mais perdas do que ganhos, da velha cidade só restou lembranças.

ROBERTO FARIAS – MEMORIAS DE UM CINEASTA | Rio de Janeiro – 78’01”
Direção: Marise Farias
Sinopse: Marise Farias, filha do cineasta Roberto Farias, revela um retrato intimista da paixão do pai pelo cinema, desde sua infância até sua defesa política, econômica e cultural do cinema brasileiro. As memórias são contadas pelo próprio Roberto, e por amigos como Luís Carlos Barreto e Cacá Diegues.

Longas-Metragens Gaúchos (LMG):

CÉU ABERTO | Dom Pedrito – 94’59”
Direção: Elisa Pessoa
Sinopse: Através do registro do cotidiano de Andriele – uma adolescente criada na zona rural de Dom Pedrito, RS, filha de pequenos proprietários rurais – o filme acompanha e explora as mudanças da personagem, seus desejos e motivações dos 13 aos 17 anos.
Elenco: Andriele Rodrigues Soares, Sandra Mara Gularte Rodrigues e Alfeu Vargas Soares.

HAMLET | Porto Alegre – 87’28”
Direção: Zeca Brito
Sinopse: Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais, tomam as ruas em passeatas, protestos e reivindicações. Cobram o fim da desigualdade e denunciam manobras políticas. Diante de um iminente golpe de estado, o Jovem Hamlet tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade. Agir ou não agir? Enquanto as bombas explodem, o coração entra em chamas, o mundo exterior em ruínas e por dentro a construção da cidadania e a chegada da maturidade. Ser ou não ser?
Elenco: Fredericco Restori, Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restor e Dilma Rousseff.

O ACIDENTE | Porto Alegre – 94’27”
Direção: Bruno Carboni
Sinopse: A ciclista Joana sofre um estranho acidente, onde ela é carregada no capô do carro. Ela sai ilesa e decide esconder o ocorrido. Porém, um vídeo do acidente viraliza na internet e ela se vê obrigada a prestar queixas na polícia. Ela começa aos poucos a se envolver na vida da família que a atropelou.
Elenco: Carol Martins, Carina Sehn, Luis Felipe Xavier, Gabriela Greco e Marcello Crawshaw.

SOBREVIVENTES DO PAMPA | Porto Alegre – 78’01”
Direção: Rogério Rodrigues
Sinopse: Quando um bioma apresenta mais da metade de sua área nativa devastada, as respostas para salvá-lo podem estar nas vozes, historicamente silenciadas, dos povos e comunidades remanescentes que habitam há séculos este território.

UM CERTO CINEMA GAÚCHO DE PORTO ALEGRE | Porto Alegre – 107’01”
Direção: Boca Migotto
Sinopse: Este documentário aborda quarenta anos, e três gerações, de um certo cinema gaúcho. Portanto, é um filme sobre cinema. Mas não só. É também um filme sobre o Rio Grande do Sul e sua capital, Porto Alegre. Por isso, não deixa de ser, também, um filme sobre a América Latina e suas fronteiras.

Curtas-Metragens Gaúchos (CMG)

AS ONDAS | Porto Alegre – 7’01”
Direção: Leandro Engelke e Richard Tavares
Sinopse: “O mar da história é agitado. As ameaças e as guerras havemos de atravessá-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas.” Esta sinopse é um trecho de um poema e As ondas é um filme sobre movimentos populares.

AURORA | Pelotas – 2’14”
Direção: Bruna Ueno
Sinopse: Aurora é um curta-metragem de animação desenhado inteiramente com grafite e giz pastel. Com uma patinação artística ao som de uma música dramática de piano, o filme envolve e estimula os sentimentos do espectador, oferecendo uma experiência sensorial única.

CARCINIZAÇÃO | Pelotas – 10’11”
Direção: Denis Souza
Sinopse: Três amigos estão passando por mudanças em suas vidas, Liz quer mudar o estilo de música que toca, Mari quer trancar a faculdade e P1 quer virar um caranguejo.

CENTENÁRIO DA MINHA BISA | Alvorada – 8’24”
Direção: Cristyelen Ambrozio
Sinopse: A partir de fotografias e documentos de família, construo uma investigação poética sobre a minha bisavó Rita. Misturando realidade e ficção, crio uma máquina do tempo que me leve até ela, que apesar de já falecida, ainda existe na materialidade dos registros.

COLAPSO TERRA EM CHAMAS | Porto Alegre – 20’57”
Direção: Lucas Tergolina e Matheus Melchionna
Sinopse: Em um país governado por um líder autoritário, um comerciante ajuda a apagar as chamas antigovernamentais. No entanto, seu passado é descoberto e ele é levado em uma jornada na tentativa de salvar sua vida e sua família.

COMBUSTÃO ESPONTÂNEA | Pelotas – 17’57”
Direção: João Werlang e Pedro Bournoukian
Sinopse: Três histórias de pessoas presas às suas rotinas e que reprimem um profundo desejo de se libertarem dessas realidades, mesmo que de maneiras peculiares.

CONCHA DE ÁGUA DOCE | Porto Alegre – 11’43”
Direção: Lau Azevedo e João Pires
Sinopse: Após anos vivendo na capital, Ariel retorna à sua cidade natal no litoral com uma nova identidade de gênero, tendo que lidar com todos os sentimentos que ficaram internalizados durante essa ausência ao mesmo tempo em que reencontra sua irmã mais nova, Ana.

CONCORSO INTERNAZIONALE | Porto Alegre – 14’38”
Direção: Bruno de Oliveira
Sinopse: Um cineasta apresenta seu novo filme em um renomado Festival de Cinema.

EU TIBANO | Santa Cruz do Sul – 18’34”
Direção: Diego Tafarel e Zé Corrêa
Sinopse: Somos, estamos e pertencemos. Tomando espaços urbanos e rompendo com o estabelecido.

FIAR O VENTO | Porto Alegre – 6’01”
Direção: Mari Moraga
Sinopse: Na beira da Lagoa dos Patos no interior do Rio Grande do Sul, Rosane mantém o ritual ancestral de trabalho artesanal com lã de ovelha.

FITOTERAPIA | Porto Alegre – 12’57”
Direção: Eduardo Piotroski
Sinopse: Um exemplar de bípede do reino animal não se sente muito bem consigo mesma. Suas colegas de apartamento do reino vegetal buscam entender o que está acontecendo.

FLORA | Porto Alegre – 16’03”
Direção: Ana Moura
Sinopse: Flora acorda após um estranho sonho e encontra um baú sobre sua mesa de cabeceira. Ao abri-lo ela encontra várias memórias de sua vida, em formato de fotos, bilhetes e uma fita compact cassete com gravações de áudios de família. Além de se reencontrar com suas lembranças, ela também recebe a visita.

GLÊNIO | Santa Maria – 10’16”
Direção: Luiz Alberto Cassol
Sinopse: Entrevistas remotas durante a pandemia com o pesquisador Glênio Nicola Póvoas. Nos diálogos sobre a sua trajetória ele revela a descoberta de um dos documentários mais antigos conservados do Brasil. Então acontece um encontro no local em que viu a clássica ficção Vento Norte. Mas, ele não para em su…

LIVRA-ME | Santa Cruz do Sul – 11’36”
Direção: Felipe da Fonseca Peroni
Sinopse: Um homem solitário esculpe a sua companheira para toda a eternidade, ignorando que tudo o que é criado pelo ser humano – incluindo sonhos, desejos e convicções – acaba ruindo.

MESSI | Encantado – 14’38”
Direção: Henrique Lahude e Camila Acosta
Sinopse: 09 de dezembro de 2022, quartas de final da Copa do Mundo. Na cidade fronteiriça de El Soberbio, Edu está de férias e acompanha o jogo da Argentina com sua família.

MEU NOME É LECO | Porto Alegre – 12’40”
Direção: Diana Mesquita e Marina Falkembach
Sinopse: Leco Alves é um artista gaúcho que se descobriu na música aos 16 anos e seguiu carreira nos palcos de bares e teatros de Porto Alegre, até que decidiu se aventurar nos palcos do Rio de Janeiro.

NAU | Porto Alegre – 12’01”
Direção: Renata de Lélis
Sinopse: NAU conta a história de uma mulher que crê ser um ser aquático. Tudo começa quando ela se sente atraída por uma embarcação. Em seu caminho suas poucas relações são portais que a levam cada vez mais fundo nesse delírio, ou realidade, onde ela se transmuta em peixe.

O TEMPO | Porto Alegre – 13’41”
Direção: Ellen Correa
Sinopse: Rodrigo é um jovem negro que mora com a Mãe,Gisele em um bairro central de Porto Alegre . Em uma noite chuvosa em meio a uma crise de ansiedade, Rodrigo faz uma ação que muda todo contexto da relação mãe e filho.

OS FÉDERS VÃO DORMIR | Esteio – 2’32”
Direção: Eder Ramos
Sinopse: Um casal e sua rotina diária antes de dormir.

RASGÃO | Porto Alegre – 10’31”
Direção: Victor Di Marco e Márcio Picoli
Sinopse: Em 2022, P3RFEIT0 é enviado ao planeta terra em uma missão interestelar para entender o porquê de algumas pessoas estarem tentando fugir do planeta. Ao chegar no Brasil, ele entende os motivos.

RESTAURANTE | Taquari – 7’43”
Direção: Leonardo da Rosa
Sinopse: Uma moto todas as noites no restaurante.

SABÃO LÍQUIDO | Porto Alegre – 20’55”
Direção: Fernanda Reis e Gabriel Faccini
Sinopse: Um homem é transportado ilegalmente para o interior do Rio Grande do Sul para trabalhar na falsificação de sabão líquido. Depois de dias isolado no meio da mata, ele ressignifica sua solidão.

TREMENDO TROVÃO | Porto Alegre – 7’11”
Direção: Rubens Fabricio Anzolin
Sinopse: Toda vez que eu volto pra casa, lembro dessas fotos Every time I come home, I remember these pictures).

Mais Recentes

Publicidade