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Festivais

30º Cine Ceará (2020) – programação

Pela 1ª vez, evento leva a programação para além da sala de exibição e de debates, chegando à web e à tv

Por Luiz Joaquim | 25.11.2020 (quarta-feira)

– com infos da assessoria de imprensa do Cine Ceará. Acima, still de A morte habita à noite, de Eduardo Morotó.

Com realização de 5 a 11 de dezembro, o 30º Cine Ceará: Festival Ibero-americano de Cinema terá programação presencial no Cineteatro São Luiz (Fortaleza), respeitando os Protocolos de Reabertura para Cinemas do Governo do Ceará, no Canal Brasil – no serviço de streaming Canais Globo, que tem mais de dez milhões de assinantes, no canal do festival no Youtube e na TV Ceará, emissora pública, mantida pela Fundação de Teleducação do Ceará (FUNTELC), afiliada a TV Cultura e a TV Brasil.

Para a programação no Cineteatro São Luiz do dia 6 ao dia 10, os ingressos serão distribuídos gratuitamente através do site da Bilheteria Virtual. O link poderá ser acessado através do site do Cine Ceará. Cada ingresso conterá um QRCode que deverá ser apresentado na entrada do cinema. Para as datas de abertura e encerramento o acesso será restrito a convidados. A capacidade do local será limitada de acordo com os protocolos de biossegurança.

COMPETITIVA IBERO-AMERICANA DE LONGA-METRAGEM 

Cineteatro São Luiz e online no Canal Brasil  – No dia 5, às 20 horas, começa a Mostra Competitiva ibero-americana de Longa-metragem, que diariamente será presencial no São Luiz e transmitida simultaneamente online pelo Canal Brasil. O filme que abre a mostra é A Morte Habita à Noite, de Eduardo Morotó, inspirado em contos do autor Charles Bukowski com Roney Villela, Mariana Nunes, Endi Vasconcelos, Rita Carelli e Pedro Gracindo no elenco.

Será a primeira exibição no país, depois de participar do Festival de Rotterdam e do Inffinito Film Festival (EUA), que rendeu o prêmio de Melhor Ator para Villela, e entrar na seleção oficial do Festival de Viña del Mar. Antes da exibição do filme, será transmitida na tela do cinema a solenidade de abertura da 30ª edição do Cine Ceará.

No domingo, dia 6, a partir das 19h, serão exibidos mais dois dos sete longas da Competitiva Ibero-americana. Começa com “Las Buenas Intenciones” (As Boas Intenções), de Ana García Blaya. O filme argentino foi exibido no Festival de Toronto e venceu prêmios nos festivais de San Sebastián e Havana. Em seguida, a produção brasileira “Última Cidade”, ficção do cearense Victor Furtado terá première mundial.

“Érase una vez en Venezuela” (Era Uma Vez na Venezuela), documentário de Anabel Rodríguez, é o longa de segunda-feira, dia 7, às 20h, na Competitiva Ibero-americana. A coprodução Venezuela-Reino Unido-Áustria-Brasil, que chega ao Brasil pelo Cine Ceará, passou pelos festivais de Sundance, Miami, Venezuela, Toronto e pelo HotDocs (Canadá), além de ser escolhido pela Venezuela para disputar uma vaga no Oscar 2021.

A mostra segue com o documentário “Nazinha Olhai Por Nós, de Belisario Franca, em première mundial no Cine Ceará, com exibição na terça-feira, 8, às 20h. O filme é uma coprodução GloboNews, Globo Filmes e Canal Brasil sobre presidiários que aguardam um indulto para celebrar o Círio de Nazaré. Na quarta-feira, 09, no mesmo horário, a mostra exibe “Blanco en Blanco” (Branco no Branco), de Théo Court, coprodução Chile-Espanha-França-Alemanha premiada nos festivais de Veneza, Toulouse, Havana, de Minsk, na Bielorrússia, no Cine Latino Film Festival, na França, e no Festival de Lima, vencedor nas categorias de Melhor Direção, Menção Especial do Júri à Melhor Ficção e Menção Especial Melhor Fotografia.

E na quinta-feira, 10, o festival encerra a Competitiva Ibero-americana com o documentário autobiográfico A Media Voz” (A Meia Voz), de Heidi Hassan e Patricia Pérez Fernández. O filme foi vencedor no IDFA, na Holanda, considerado um dos principais festivais de documentário do mundo, eleito também como melhor filme no Festival de Havana, premiado como melhor direção de documentário no Festival de Málaga, Espanha, recebeu Menção Especial do Júri no Festival de Atenas 2020 e Grande Prêmio do Júri no Festival CinéMartinique 2020.

COMPETITIVA BRASILEIRA DE CURTA-METRAGEM – Online no Canal Brasil – Além de transmitir a Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, o Canal Brasil será a única plataforma de exibição dos filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Os 15 curtas poderão ser assistidos a qualquer momento, de 05 a 11 de dezembro.

Estão na mostra filmes de nove estados: os cearenses “A beleza de Rose”, ficção de Natal Portela, e “Não te amo mais”, documentário de Yasmin Gomes; as ficções pernambucanas, “Inabitável”, premiado filme de Matheus Farias e Enock Carvalho, com Luciana Souza (“Bacurau”) e “A Nave de Mané Socó”, de Severino Dadá; o paraibano “Quitéria”, de Tiago A Neves, premiado em diversos festivais; O sal da vida”, documentário de Danilo Carvalho, do Piauí; “O Barco e O Rio”, ficção de Bernardo Ale Abinader, do Amazonas; “Parabéns a Você”, ficção paranaense de Andreia Kaláboa; o experimental “Magnética”, de Marco Arruda, e “Vista para dias nublados”, ficção de Ana Luísa Moura, ambos do Rio Grande do Sul; “Nós”, ficção de Hugo Moura e Ricardo Burgos, e “O Babado da Toinha”, documentário de Sérgio Bloch, ambos do Rio de Janeiro; e, de São Paulo, três ficções, “5 estrelas”, de Fernando Sanches, “A volta para casa”, de Diego Freitas, com Lima Duarte, e “Desaparecido”, de Gabriel Calamari.

Para conhecer mais sobre os filmes da competitiva nacional de longas e curtas, clique aqui.

LONGAS – MOSTRA OLHAR DO CEARÁ Cineteatro São Luiz – A Mostra Olhar do Ceará selecionou este ano 26 produções, dos quais, quatro longas e 22 curtas, do total de 121 inscritos (10 longas e 111 curtas). Dentre os selecionados, 30% têm direção de mulheres. No Cineteatro São Luiz o festival exibe, de 07 a 10 de dezembro, sempre às 14h, os quatro longas-metragens. No dia 07, segunda-feira, será a vez do elogiado pela crítica “Cabeça de Nêgo, drama de Déo Cardoso; no dia 8, terça-feira, o documentário “Swingueira”, coprodução Ceará-Bahia de Bruno Xavier, Roger Pires, Yargo Gurjão e Felipe de Paula; no dia 09 “Pajeú”, ficção de Pedro Diógenes, egresso da primeira turma do curso Realização em Audiovisual da Vila das Artes, de Fortaleza; e no dia 10, “Rio de Vozes”, coprodução Bahia-Pernambuco que tem a direção da cearense Andrea Santana e de Jean-Pierre Duret.

DEBATES – Canal do Cine Ceará no Youtube  – Nesta edição os debates sobre os filmes das mostras competitivas serão exibidos no canal do Cine Ceará no Youtube, a partir do dia 06, segundo dia do festival, com a participação de críticos de cinema e realizadores dos filmes participantes. Do dia 6 até o dia 10, sempre às 9h30, serão realizados os debates sobre os filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem. Cada dia o debate será sobre três dos 15 filmes. Os debates sobre os longas da Competitiva Ibero-americana acontecerão às 11h, diariamente, até a data do encerramento do evento. À tarde, às 14h e às 16h, serão os debates sobre os curtas e longas da Mostra Olhar do Ceará.

EXIBIÇÃO ESPECIAL Cineteatro São Luiz  – Na noite de encerramento da 30ª edição, dia 11, o Cine Ceará exibe, unicamente no Cineteatro São Luiz, em sessão hors-concours, o longa brasileiro O silêncio da Chuva” de Daniel Filho, produção da Lereby, em coprodução com Globo Filmes e distribuição da Elo Company. Inspirado no romance policial de Luiz Alfredo Garcia-Roza, o filme narra a saga do detetive Espinosa (Lázaro Ramos) e da policial Daia (Thalita Carauta) em solucionar o mistério que envolve a morte do executivo Ricardo (Guilherme Fontes), encontrado baleado sentado ao volante de seu carro, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. Com este trabalho Thalita Carauta foi premiada na Rússia como melhor atriz no BRICS Film Festival.

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO E PREMIAÇÃO – Cineteatro São Luiz, Canal do Cine Ceará no Youtube e TVCA Solenidade de Encerramento e Premiação do 30º Cine Ceará será exibida no dia 11, às 21h30, simultaneamente no Cineteatro São Luiz, no canal do festival no Youtube e na TV Ceará. Na ocasião, serão anunciados os vencedores das Mostras Competitivas.

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