X

0 Comentários

Críticas

Operação Red Sparrow

Correria e tiroteio à moda russa (mas com ginga de atriz norte-americana)

Por Renata Malta | 01.03.2018 (quinta-feira)

Dirigido por Francis Lawrence (Eu sou a Lenda), protagonizado pela Ganhadora do Oscar de Melhor atriz Jennifer Lawrence, com roteiro adaptado de um livro… Não, não se trata de mais um capítulo da saga Jogos Vorazes.  O Thriller Operação Red Sparrow (EUA, 2018) é baseado no livro Red Sparrow (lançado originalmente no Brasil com o título Roleta russa, em 2014) e tem estreia nacional hoje (1º de março).

Dominika Egorova (Lawrence) é uma bailarina russa do Bolshoi. Após sofrer um acidente que impede de continuar sua carreira, ela se envolve em uma trama de espionagem conduzida pelo tio Vanya (Matthias Schoenaerts), sendo, então, enviada a uma escola de espionagem onde aprenderá a usar a beleza como arma.

A impulsividade de Dominika é evidente já no inicio, quando ela recebe do tio informações secretas sobre o acidente sofrido (não tão acidental). A moça se encaminha para uma imediata vingança resultando numa elétrica e violenta sequencia.

Sem o emprego como bailarina, ela perde a casa e as condições de sustentar a mãe doente, Nina  (Joey Richardson). Enxergando como única oportunidade a ajuda oferecida pelo tio, Dominika inicia seu treinamento na escola Sparrow de espionagem onde é submetida a humilhantes atividades que tem como objetivo ensina-la a seduzir seus inimigos e controlar seus impulsos.

Após meses de preparação, a Mata Hari é lançada na missão de atrair o agente da CIA Nate Nash (Joel Edgerton). Nesta tarefa, a espiã precisa pôr em prática os ensinamentos de manipulação e controle. Buscando revelar a identidade de um agente duplo, Dominika é tentada pela oportunidade de trair seu país ao se relacionar com Nate.

Antes mesmo de se tornar uma Sparrow, Dominika possuía a habilidade de reconhecer a ambição das pessoas. Talvez, um dom hereditário, como é sugerido por Nadya. E esse instinto a conduz para contornar as situações em que é encurralada ao longo da narrativa. Cheio de reviravoltas, o longa-metragem mantém o ritmo acelerado dos primeiros minutos até o final.

Mais Recentes

Publicidade